Protesto na Casa das Rosas denuncia violência da OS Poiesis nas Fábricas de Cultura

photo578713673559812118 Aprendizes das Fábricas de Cultura denunciam que a OS usou a Polícia Militar para prender jovens e despejar ocupações sem mandado judicial nas periferias

Dezenas de jovens ocupam neste momento a Casa das Rosas, na Avenida Paulista, para denunciar a violência da POIESIS, Organização Social responsável pela gestão da Casa e de cinco Fábricas de Cultura nas periferias de São Paulo. Desde maio, os aprendizes das Fábricas de Cultura protestam contra os cortes no programa e, desde junho, os arte-educadores estão em greve contra as demissões em massa.

O ato de hoje é um escracho à POIESIS, denunciando que a única resposta da OS ao movimento foi a truculência, prendendo aprendizes e demitindo grevistas. No momento em que acontecia o protesto, a Casa das Rosas recebia o lançamento de um livro sobre “As manifestações no Brasil”.
Entenda: POIESIS joga PM contra seuphoto578713673559812126 público-alvo
À mando da POIESIS e do Governo do Estado, no dia 02/07 a Polícia Militar invadiu a ocupação da Fábrica de Cultura da Brasilândia, na zona norte, despejou sem nenhuma autorização judicial e prendeu arbitrariamente 22 aprendizes que ocupavam o prédio, que passaram mais de um dia encarcerados no 72ºDP.

No dia 16/06, os gerentes da Fábrica do Jd. São Luís, zona sul, também chamaram a PM para reprimir uma tentativa de ocupação da unidade, e um aprendiz foi preso arbitrariamente.Já a Fábrica do Capão Redondo está ocupada desde o dia 25/05, mas a OS já entrou com um pedido de reintegração de posse e o despejo policial pode ocorrer a qualquer momento.

 

photo578713673559812130

Acompanhe ao vivo pelas páginas:

Aprendizes da Brasilândia: https://www.facebook.com/Militantesdabrasa/