Ocupação da Fábrica de Cultura da Brasilândia por Ley Gomes

“Se não lutas, pelo menos tenha a decência de respeitar os que o fazem.” José Martí

Na sexta-feira dia 01 de julho, jovens de luta ocuparam a Fábrica de Cultura da Brasilândia em protesto aos cortes promovidos pelo governo do Estado de São Paulo e a O.S. POIESES que administra o setor. Educadores foram dispensados e os que ficaram tiveram que optar entre sair ou diminuir sua renda, numa clara precarização da mão de obra e ataque aos direitos trabalhistas. Numa área de alto vulnerabilidade social projetos culturais fazem a diferença entre uma perspectiva de vida e a morte lenta pelo cooptação pelo crime.

No sábado cedo a Policia Militar, sem dar a menor chance de desocupação, invadiu a Fabrica de Cultura de Brasilândia e levou detido para o 72DP, 20 jovens. Entre eles haviam 11 aprendizes maiores de 18 anos que lutavam para a permanencia das atividades culturais em sua comunidade. Tratados como criminosos, esses jovens, mal teriam se alimentado se os educadores não houvessem feito uma caixinha para comprar esfira.

Desde o início houve por parte da equipe de plantão da delegacia a tentativa de criminalizar os jovens de alguma forma, e estão conseguindo. Os maiores estão sendo intimados por Corrupção de menores e dano qualificado ao patrimônio público, estas são as alegações em uma ocupação que já haviam problemas estruturais evidentes no prédio e que todos sabem, inclusive os policiais que invadiram, os seguranças que depuseram contra os aprendizes e os gestores da Fabrica (POIESES) que não foram os ocupantes. E todos eles cheio de moral e virtude se calam para que a justiça tenha força de punir esses aprendizes que lutam contra esta ação esdrúxula e malthusiana que vem se tornando cada vem mais comum e colocando a qualidade de nossa democracia em risco.

Os 11 adolescentes maiores de 18 anos passaram a noite no cárcere da 72DP e correm o risco neste domingo dia 03, de serem enviados para um CDP. No boletim de ocorrência dos aprendizes liberados os proibiam “frequentar espetáculos capaz de subverte-los” e andarem com pessoas de “má-vida”. Pensar que passar 11 horas em uma delegacia; com fome, coisa ue prejudica o raciocínio, e sendo pressionados em depoimentos; expostos na recepção atrás de uma porta de vidro como peixinhos num aquário; e, vendo seus colegas de luta sendo culpados por lutar pela qualidade e excelência dos equipamentos mal geridos da educação. Sim, se este show de horrores promovidos por pessoas de má-vida não for um espetáculo capaz de subverte-los, o que será?

A ação de policia contra jovens que lutam tem se tornado cada vez mais violente, o legislativo tem proposto leis cada vez mais rígidas, o judiciário tem mantido seus olhos vendados e usado cada vez menos a balança e mais a espada e o executivo tem eliminado todos os aparelhos do estado capaz de ajudar a desenvolver o ser crítico e pensante.

Educadores fizeram vigília em frente ao 72DP. Aqueles que puderem fazer numero para somarem para libertar esses presos politicos, sintam-se à vontade, compareçam. Afinal, devemos respeito a quem luta!

Ley Gomes

#NãoVaiTerCorte #NenhumaDemissão
#ForaPM #ForaPoiesis
[3/7 10:12] +55 11 99365-0902 : Hoje as 10:30 da manha vai ter um ato na frente da 72 organizado pelo movimento secundarista exigindo a liberaçao dos aprendizes presos, quem puder ir por favor vá!