Brasil Casa-Shopping Cidade Jardim

 

por: Ricardo Belano *

 

Há alguns dias tomei o trem do Grajaú, pela Marginal do Rio Pinheiros, até a estação Cidade Universitária. Ao longo do caminho, pensando na crise política, econômica e social na qual se insere o país, avistei, do outro lado da marginal, o Shopping-Condôminio Cidade Jardim.

Conhecido por ser o metro quadrado mais caro do país, a construção faraônica, em estilo grotesco-neoclássico combina um enorme shopping quadrangular, ao qual apenas se chega de carro, e sobre o qual se sobrepõem uma série de torres pareadas. Um formidável obra arquitetônica, que em tudo contrasta com o seu entorno: uma das vias mais barulhentas da cidade, com elevados índices de acidentes automobilísticos, de frente a um rio poluído e fedorento, e cercado por residências de pessoas em situação de pobreza extrema.

Eis um retrato do Brasil. Mais do que um retrato; um modelo de país.

 

****

Modelo este que vem sendo minuciosa e detalhadamente articulado pelo governo Temer, em oposição aos ganhos democráticos e sociais acumulados pela série histórica composta pela tríade FHC-Lula-Dilma. Parênteses: pese as não pouco importantes diferenças entre os governos mencionados, todos os índices sociais como expectativa de vida, analfabetismo e mortalidade infantil melhoraram durante eles.

Economistas, cientistas sociais e militantes não hesitaram em contestar o plano do governo Temer de congelamento dos gastos com saúde e educação por vinte anos. Afirmavam que com a população em crescimento, o congelamento orçamentário implicaria, na prática, em uma redução do valor, e não manutenção, e geraria uma situação caótica para a próxima geração. Erraram! Não foi necessário mais de dois anos para a população sentir os primeiros efeitos: faltam vacinas no país, o sarampo e raiva humana voltaram a ser uma realidade, o índice de mortalidade infantil, que desde o governo Collor apenas caía, voltou a subir. Os efeitos superaram, em muito, a velocidade dos mais descrentes nas medidas apocalípticas de Temer.

A Reforma Trabalhista, o desinvestimento programático em cultura e educação, o desmonte da Funai, o aumento das verbas para segurança pública, a intervenção militar no Rio de Janeiro, as tentativas de avanços de privatizações em setores de infraestrutura e saúde, não podem ser lidas como um acaso. São um projeto muito bem articulado. Teve até Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, defendendo o fim do combate ao trabalho escravo.

O projeto de país, o legado que o Governo Temer nos deixa – e que está sendo abertamente defendido nessas eleições – é o de um mundo forjado em todas as suas facetas nos moldes da competitividade absoluta, numa guerra de todos contra todos em busca de suas formas de sobrevivência. Nesse projeto de país, apenas duas instituições possuem a legitimidade de atuação social: o mercado, em primeiro lugar, e a polícia, quando o primeiro falha.

Formação de classe média, acesso à educação, à cultura, incentivos para a formação de pessoas com habilidades múltiplas para trabalhos e exercício da sua vida pública; tudo isso ficou para o passado. O ideal de sucesso do governo Temer é o Casa-Shopping Cidade Jardim: a riqueza de muitos poucos, com seus privilégios absolutos e incontestável poder de mando, cercado por uma cidade suja, intoxicada e violenta. Preferencialmente, fazendo a gestão desde Miami, via Whatsapp, tendo apenas que vir para São Paulo para reuniões pontuais.

*Ricardo Belano é escritor e adepto à técnica de conhecer pelos abismos